futuro da comunicacao

Marketing Digital é o futuro da comunicação com consumidor

Um fato é irrefutável: a cada minuto, o mundo se torna mais digital. E isso tem mudado não apenas a maneira como as conversas diárias nas mais populares redes sociais se desenrolam, como também tem impacto especial na forma com que os consumidores se informam ou comparam determinados produtos ou serviços. A velha propaganda boca a boca, feita em um saboroso jantar entre amigos, ganha novas dimensões e, cada vez mais, acontece na web – sem fronteiras ou limitações.

No Brasil, onde mais de 115 milhões de pessoas estão conectadas à internet (IBGE) e o número de smartphones supera o de habitantes – são mais de 220 milhões de aparelhos para cerca de 210 milhões de pessoas –, esse comportamento tem ajudado a moldar um novo cenário na comunicação com consumidores: em 2017, o investimento em publicidade nas mídias digitais chegou a R$ 14,8 bilhões, um aumento de 25% em relação a 2016. No mesmo período, os gastos com os meios de propaganda tradicionais chegaram a R$ 134 bilhões, crescimento de 3,2%.

Naturalmente, os investimentos em publicidade tradicional ainda são superiores à publicidade digital, mas a velocidade das transformações tecnológicas que estão acontecendo nos faz pensar que estamos caminhando para um novo modelo de marketing, para o qual as empresas e os profissionais precisam estar preparados”, explica Andres Moreno, CEO e fundador da Next U, plataforma de cursos on-line focada em habilidades para o mercado digital.

Percebendo essas movimentações cada vez mais ágeis e necessárias, a Next U chega ao mercado brasileiro de e-learning trazendo opções de cursos com foco em Marketing Digital. E, assim, se torna a resposta que os profissionais em busca de habilidades exigidas atualmente no mercado de trabalho procuram, já que poderão ter a oportunidade de investir na carreira de maneira mais acessível, adquirindo conhecimento, se atualizando e prontos para criar novas campanhas publicitárias.

“A plataforma de cursos da Next U pode ser acessada 24h por dia, no tempo do usuário. Não é necessário ter conhecimento prévio para iniciar os cursos e é possível criar um portfólio com os exercícios trabalhados. Assim, logo de cara, o profissional já consegue alavancar sua carreira e crescer profissionalmente”, comenta Moreno.

Mesmo com as mudanças a passos largos e rápidos do marketing digital, a publicidade tradicional não será deixada de lado tão cedo. Durante o lançamento da Next U no Brasil, por exemplo, foram criados planos de marketing digital e tradicional. “Embora o marketing digital esteja crescendo fortemente mundo afora, o tradicional ainda funciona muito bem e cada um possui o seu apelo”, aponta o executivo. Para ele, o desenvolvimento dos profissionais deste segmento deve contribuir para o crescimento contínuo da área. “Neste sentido, a flexibilidade de cursos não presenciais pode ser um grande aliado, especialmente no Brasil, onde o EAD se fortalece a cada dia: são mais de 560 mil alunos matriculados em cursos regulares totalmente à distância”, conclui Moreno.