Confira as médias salarial em Marketing Digital

Você já ouviu falar da lei da oferta e da procura no Marketing? A parte interessante é que essa mesma lei se aplica no salário de seus profissionais! Caso você ainda não conheça sobre o assunto, “oferta” se refere a quantidade do produto ou serviço que está sendo oferecido. Já a procura, está em relação a quanto tal produto ou serviço está sendo buscado.

Você deve estar se questionando: Certo, mas o que isso tem a ver com a médias salariais em Marketing Digital?

Bom, uma vez que as empresas notaram que não existir nas redes sociais é quase o mesmo que… não existir de maneira alguma. Assim nasceu a necessidade contínua profissionais digitais que pudessem fazer seus negócios serem notados surgiu com muita força! Como o mercado digital é relativamente novo e está em mudança constante – dependendo da plataforma, todos os dias – bons profissionais de Marketing Digital são raros de serem encontrados!

Muitas vezes é pela falta de habilidades profissionais, como falamos nesse post, ou porque às vezes não conhecem bem toda a constância do funcionamento de alguma plataforma, além de não entenderem COMO e POR QUE o dinheiro deve ser investido de forma x ou y. Um breve adendo: É por isso que a Next U ensina todo conteúdo do zero! Assim, seus profissionais não se perdem em nenhum quesito.

Ou seja, com essa raridade se aplicou a lei da oferta e da procura: As médias salariais em Marketing Digital para profissionais experientes, já que esses que normalmente entram no campo de trabalho, sempre estão buscando estudar novas possibilidades de se comunicar com os consumidores.

O mercado precisa de profissionais -> Os profissionais bons são poucos -> O salário sobe.

Vamos supor que você já tenha feito um curso de Marketing Digital e agora quer saber quanto você pode esperar ganhar na indústria digital.

Existem sites onde é possível consultar uma média salarial de cada cargo. Isso porque esses dados são fornecidos pelos próprios usuários que estão atrás de opiniões sinceras sobre empresas que pretendem trabalhar ou dar algum feedback! As médias abaixo foram tiradas desse site.

Confira a pesquisa que fizemos aqui com as médias salariais em Marketing Digital:

 

Cargo

Média salarial

Média entre quantos salários?

Estagiário de Marketing Digital

R$ 1.607

37

Analista de Marketing Digital

R$ 2.896

258

Analista de Marketing Digital Júnior

R$ 3.056

19

Analista de Marketing Digital Pleno

R$ 4.159

19

Analista de Marketing Digital Sênior

R$ 6.315

9

Coordenador de Marketing Digital

R$ 6.659

101

Gerente de Marketing Digital

R$ 9.171

50

Analista de Mídias Digitais

R$ 2.683

70

Analista de Planejamento Digital

R$ 3.500

1

Social Media

R$ 2.154

306

Especialista de Otimização

R$ 3.838

2

Analista SEO

R$ 2.988

75

Analista SEO Pleno

R$ 3.484

14

Analista SEO Sênior

R$ 4.368

9

Marketing Growth Hacker

R$ 5.548

8

 

Na gestão de pessoas, é comum que exista dentro de uma empresa uma hierarquia, que categoriza o colaborador como “Júnior”, “Pleno” ou “Sênior”. Imagine que algumas tarefas devem ser passadas para um profissional que tenha mais know-how (ou conheça mais) sobre um assunto. Dessa forma, quanto mais experiência se tem no mercado, mais negociável pode ser seu salário.

 

  • Analista Júnior:

O nível de responsabilidade de um analista júnior é baixo. Calma! Isso não significa que não precisa ser tudo bem feito, mas sim que seus projetos costumam ser de menor escala. Estes colaboradores costumam ser recém-formados e tem menos de cinco anos de experiência no mercado de trabalho. Além disso, não se exigem habilidades de extrema especificidade deles, justamente por estarem exercendo a posição há pouco tempo.

  • Analista Pleno:

Esse analista tem responsabilidade média. Normalmente cuida projetos de maior potência, justamente por ter MBA ou Pós-graduação, o tornando um especialista em certa área. Sua experiência de mercado varia de 6 até 10 anos!

  • Analista Sênior:

O profissional sênior é conhecido por ter muitas habilidades, conhecimentos técnicos. Além de ter uma posição de liderança, é reconhecido como um gestor da equipe e pode conduzir grandes projetos e até designar tarefas. Normalmente esse profissional tem mais de 10 anos de mercado.

  • Importante:

Não significa que, para o seu salário melhorar, você precisa ter essas experiências de anos. Muitas variáveis são levadas em consideração: empresas que você já trabalhou, clientes e campanhas já conduziu, além de experiência de mercado, cursos, quem você teve como mentor e todos os cursos e projetos que participou.

Ou seja, em maior parte, o que faz um profissional é sua vivência e a vantagem competitiva que ele pode levar ao mercado, pois isso também influencia as médias salariais em Marketing Digital!

Agora, que tal saber um pouco mais sobre essas funções?

  • Analista de Marketing Digital:

Um analista de Marketing Digital é responsável por determinar quais áreas precisarão de um impulsionamento de recursos e como isso pode ser feito, levando em consideração as estratégias mercadológicas. Além disso, ele também gerencia projetos de forma a criar os melhores cronogramas e alinhar as ideias, checando se elas serão incisivas para o público-alvo!

Além do gerenciamento dos projetos, esse colaborador também cuida das taxas investidas em cada campanha e dos prazos de ROI. Um analista tem uma das médias salariais em Marketing Digital mais desejadas.

  • Social Media:

Um Social Media é responsável por cuidar da “vida” de um cliente numa rede social. Esse profissional deve estar atento a todas as inovações das plataformas e trazer novas possibilidades. Em alguns casos, um social media é apenas responsável por manter o público engajado e trazer novos insights para a criação. Em outros, ele é responsável por planejar todo o conteúdo que irá ao ar, o entregando suas ideias e necessidades para redatores e designers.

– Gestão dos amigos da página, seguidores, hashtags.
– Gestão de contas de usuários para social media. Ex: Um colaborador precisa do acesso de administrador do Facebook, logo o encarregado a ceder esse acesso é o social media.
– Responsável pelo news feed
– Personaliza os conteúdos
– Cuida das notificações de um site.

  • Analista de SEO:

O Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta que auxilia na busca de sites como o Google. Então, a pessoa que é especialista em SEO é responsável para checar se um site está dentro das melhores práticas online, como por exemplo: Um usuário buscar por “tênis de corrida” e receber anúncios de sites de exatamente o que ele está procurando.

Dessa forma, o SEO precisa organizar as palavras-chaves e tópicos de uma campanha para que a pesquisa seja completamente fiel à busca. Isso faz com que uma página possa subir no ranking do Google de forma orgânica e ter uma boa pontuação de relevância! Assim, mais pessoas irão acessar seu site!

  • Marketing Growth Hacker:

O profissional de Growth Hacker é responsável por encontrar oportunidades para o crescimento da empresa ou cliente, além de construir ferramentas de marketing para apps, tanto para o interno da empresa ou para seus clientes. Além disso, nesse papel também é necessário ter experiência em Desenvolvimento Web – Frond End, já que inclui um pouco de programação, necessidades interativas e códigos.

Esse profissional também pode fazer um time com outros, principalmente com social medias e analistas de Marketing Digital. Além de desenvolver a parte técnica, também precisa ser criativo e atualizado em tendências de UX.

 

Entendeu melhor como funciona a médias salariais em Marketing Digital com nosso post?

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