profissões do futuro

Profissões do futuro

Você provavelmente já ouviu alguém falando “Eu não me lembro o que eu fazia antes da internet existir.” E você, se lembra? É interessante pensar que como a forma com que nós passávamos o tempo, nos divertíamos, recebíamos e interagíamos com informações e notícias era extremamente diferente. Antigamente, o público era apenas um receptor da mensagem e só ouvia o que grandes empresas ou noticiários globais queriam dizer. Hoje, com o avanço da tecnologia, o público é capaz de participar ao vivo e opinar em tudo que acontece. Claro que isso mudou a forma com que o Marketing, por exemplo, se comporta!

É engraçado lembrar de outras coisas que não existiam há alguns anos, e também de como as pessoas se relacionavam, ou ainda como as pessoas se relacionavam. Algumas pessoas chegam a pensar que o vício em redes sociais e o mundo digital é um abismo social. Mas claro, tudo que é feito em excesso pode ser prejudicial. Um exemplo, é só parar para pensar na vida antes de algumas dessas coisas:

  • Facebook
  • Instagram
  • Internet
  • Androids e iPhones
  • Notebooks

A vida era mais fácil ou mais complicada com esses robôs e plataformas inteligentes? Bom, o importante é que até 2030, a robótica eliminará 800 milhões de empregos em todo o mundo.

Isso significa que trabalhos futuros parecerão muito diferentes do que são hoje. Esse fato cobra a necessidade de que você sempre atualize seu currículo e esteja pronto para se inserir no mercado a medida que ele muda.

As profissões do futuro se desenvolverão em torno da criação de conhecimento e inovação. As máquinas provavelmente criarão mais campos de pesquisa para que os profissionais possam explorar, experimentar, encontrar soluções inovadoras e interessantes para problemas complexos, como armazenamento de lixo, aquecimento e superpopulação. Independente do campo de trabalho ou seu interesse pessoal, uma coisa é verdade: Tudo será digital.

A tecnologia é provavelmente a força mais forte que influenciará os mercados de trabalho de amanhã, mas muitos outros fatores também desempenharão papéis importantes: Além do fluxo digital, as profissões do futuro também devem ser transformadas por fatores como a crescente “economia compartilhada”, o aumento de trabalhos freelancers e baseado em projetos, o uso expandido da tecnologia para transações econômicas e um aumento exponencial na coleta de dados relacionados a quase todas as áreas de nossas vidas, como bancos, contas, redes sociais, perfis de compra.

Mesmo com todos os problemas sérios mundiais que serão enfrentados, a tecnologia continuará abrindo oportunidades animadoras em relação ao entretenimento e diversão. Provavelmente teremos navios subaquáticos, celulares e televisões holográficas, jogos de realidade imersiva. Tudo isso é uma potencial realidade! Assim, novas profissões do futuro visionárias surgirão, incentivadas pela criatividade exacerbada, e de novo, o digital.

HABILIDADES PROFISSIONAIS

Embora não possamos prever exatamente quais serão essas profissões do futuro, sabemos que elas virão de pilares importantes relacionado a tecnologia: Robôs precisam de base de dados, programação, desenvolvimento e interface. Além disso, o Marketing será ainda mais criativo com as possibilidades. Você já assistiu “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, na qual o Willy Wonka está fazendo testes para teletransportar um chocolate para o consumidor? Imagine tudo que o futuro nos aguarda. 🍫😯

Confira as habilidades profissionais que já estão sendo exigidas:

  1. Elasticidade para solucionar problemas

O futuro claramente trará problemas que você nunca vivenciou. Para isso, você precisa saber pensar fora da caixa e se interessar por sempre aprender. Assim, você conseguirá desenvolver esses perfil analítico com prática. Quanto mais problemas você abordar, mais flexível ficará sua mente.

  1. Pensamento Crítico

Já que muitas profissões que existem serão de robôs, você pode até confiar neles para a execução, mas o pensamento crítico sempre deve ser seu. As profissões do futuro exigirão que você tenha habilidades para analisar situações, considerando diversos fatores e tomando decisões lógicas através do raciocínio.

  1. Criatividade

Os robôs podem começar a trabalhar, mas também nunca vão roubar sua criatividade. Quanto mais inovador você for, mais possibilidades de mercado você pode criar. Ainda que robôs sejam lógicos e resolvam problemas, eles não são abstratos ou pensam fora da caixa. Ou pelo menos, ainda!

  1. SMAC:

SMAC é a sigla usada para social, mobile, analytics e cloud. Essas plataformas já começam a tomar um espaço marcante no mercado digital, além do desenvolvimento de sistemas. Aprender como funcionam as estratégias desse meio e como ele vai avançar é importante para carreiras ligadas ao Marketing, com a possibilidade de abrir muitas portas no meio.

Agora que você já sabe as habilidades necessárias, que tal darmos uma olhada nas profissões do futuro ligadas ao meio digital?

   DESENVOLVEDOR DE SOFTWARE

É legal que no futuros teremos mais modernos computadores, robôs e dispositivos móveis, mas eles se tornarão completamente inúteis sem um software bem projetado. Levando em consideração a expansão da internet, é necessário que existam programadores de excelência e talentosos, capazes de concluir a missão de conectar as máquinas de forma que realmente atendam as necessidades das pessoas com toda sua inovação.

   DESENVOLVEDOR DE APLICATIVOS

O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis é uma das profissões do futuro consideradas mais relevantes para esse ano e além. Na verdade, quase R$ 6,3 trilhões serão investidos em apps até 2021 em todo o mundo. Agora, leve em consideração que a App Annie, consultoria em mercado digital, informou que a população brasileira passa mais ou menos 3 horas por dia em aplicativos. O número de softwares instalados nos celulares chega a ser de 70 a 80, sendo que apenas metade é usada. Uau! Para ocupar esse cargo, é importante saber programar.

    DESENVOLVEDOR DE BANCO DE DADOS

Contando com a mudança de cultura em relação a quantidade de dados que é coletada e analisada, o mercado de banco de dados está extremamente aquecido. Agora pense, todas as máquinas funcionam através de bancos de dados, certo? Imagine o que o futuro reserva para essa profissão. Mundialmente, várias empresas movem dados diariamente, logo precisam armazenar informações de forma organizada com segurança. Um profissional desse porte é extremamente importante: Imagine ser o criador ou analista do banco de dados de uma empresa multinacional, capaz de identificar padrões, tendências e prever probabilidades futuras. Para ocupar esse cargo, e importante entender sobre programação.

     PRODUTOR DE CONTEÚDO DIGITAL

Uma das coisas que mais marca o mundo tecnológico são as redes sociais, ainda mais com elas se expandindo em dinamismo e interatividade. Por causa dos dispositivos como celulares e computadores, estamos sempre conectados a informações, quase que 24h por dia. Várias empresas já descobriram que manter conteúdos digitais relevantes para seu público-alvo é uma forma de alcançar a eficácia! Por isso, os profissionais capazes de criar conteúdo único e relevante está cada vez mais em alta! Para ocupar esse cargo, é importante entender sobre marketing de conteúdo e marketing digital.

Gostou de saber mais dessas profissões promissoras? Elas podem fazer parte do seu futuro com os cursos 100% online da Next U! Aprenda tudo sobre Marketing Digital, Desenvolvimento Web e Android: Venha para o futuro!