web designer

O que faz um web designer?

Caso você tenha criatividade e não goste de ficar entediado no trabalho, ser um Web Designer é uma resposta! Esse profissional é como o arquiteto, que cria sites funcionais e responsivos, além de fazer o projeto da identidade visual do site e o colocar online.

Confira alguns pontos que um Web Designer trabalha rotineiramente:

  1. Analisar as necessidades do cliente

Muitas vezes, nem sempre o que um cliente quer é o que ele precisa, mas ele não sabe disso. Isso porque as referências que ele traz podem vir de gosto pessoal, ou algum site que acessa frequentemente como parâmetro. O Web designer precisa filtrar o possível das referências e estudar o objetivo do site do cliente, o que ele irá fazer e qual seu ponto de conversão. Muitas vezes, se trata de uma landing page que precisa fazer a conversão final de Marketing Digital, enquanto o cliente busca um site completo. Muitas vezes, menos é mais.

  1. Analisar as metas do projeto

Após conhecer as necessidades do cliente, é hora de checar as metas do projeto. Talvez seja necessário criar outros tipos de alternativas para suprir o que a marca precisa, além de manter o site com navegação clara e responsiva. É necessário converter o público alvo do cliente? Seria interessante criar algum tipo de material para que o público se torne fã? Desenvolver um e-commerce de fácil compreensão?

  1. Escopo do layout

Após alinhar as metas com o cliente, é hora de criar o magnífico escopo do site! Esse normalmente é apenas um desenho com quadros em brancos, orientando onde cada botão, banner, acesso deve ficar. Inclusive, é ótimo para conversar com o cliente para pré-aprovação e diminuir refação.

*Importante: Sempre negocie no seu preço quanto você cobrará por cada alteração, quantas estarão inclusas no valor total e quantas serão adicionais.

escopo do layout
  1. Tecnologias apropriadas para a funcionalidade do site

Como o próprio nome já diz, é importante usar códigos e extensões compatíveis com a plataforma. Isso evita problemas futuros, além de lhe poupar de muita dor de cabeça numa programação Front-End.

  1. Projetando elementos de navegação

Através da codificação, é hora de fazer as imagens criarem vida através dos códigos. Alguns temas, como por exemplo do WordPress, só necessitam de ajustes simples e quase nenhum código avançado é necessário para a personalização.

  1. Usando codificação HTML para o site

Caso você já saiba algo sobre códigos (levando em consideração que muitos programadores começam como autodidatas), é importante habilidades de Programação Web para desenvolver códigos técnicos e eficazes, ainda mais na construção de um e-commerce.

  1. Atualizações conforme necessário

Todo Web Designer sabe que é necessário terminar o site e então, checar todos os bugs. Algumas vezes os bugs pedem que alguns projetos sejam atualizados e códigos modificados. É possível que você precise mexer no visual do site para que tudo funcione de acordo.

  1. SEO e Rankings

SEO é Search Engine Optimization! Muitos profissionais precisam fazer sua parte para um bom SEO. Em todo caso, como Web Designer, você deve ter certeza que todas as páginas do site tem o nome correto na URL, isso porque endereços com códigos não trazem um bom ranking no Google. Altere os atalhos na barra de endereço para palavras-chave.

Tá certo, mas de que habilidades você precisa?

Você precisa ser um bom designer em questão do que é bonito e agradável, porém, fique calmo! Isso pode ser treinado e estudado: Fique de olho nas tendências de design e procure referências para se inspirar. Um bom designer cria o senso crítico quando começa a produzir peças.

Outra coisa importante é estudar o layout, a hierarquia, teoria das cores e fontes online! Uma que recomendamos é o Google Fonts, com um arquivo grande de possibilidades. Além disso, você deve estudar HTML, CSS e Design Responsivo, para que seu site inteiro faça sentido e quem navega nele não fique irritado com erros, falhas de código e que se adapte incrivelmente bem para mobile!

Para quem responder no trabalho e como chegar lá?

Sem chefes se você trabalhar como Freelancer! Caso você opte por trabalhar em uma empresa, você pode responder para um diretor de arte, ou um designer sênior! Além disso, feedback é muito importante para que você cresça. Sempre encare como uma crítica construtiva! No curso de Front-End da Next U, você recebe feedback dos tutores quando entrega exercícios para que chegue ao seu melhor potencial.

Como entrar no mercado e não ficar para trás?

Trabalhe duro e não deixe de se atualizar nas tendências do mercado. Você fica bem a frente se tiver um currículo que contenha UX, UI, HTML, CSS e Javascript. Uma ideia para criar portfólio é que, além de já sair com um do curso de Front-End da Next U devido aos exercícios completos, você também pode começar com freelas para pessoas próximas.

Você sabendo layoutar, projetar e codificar… É um profissional completo!

Um profissional de Web Design então, possui um grande campo de trabalho, e ainda que sua indústria seja relativamente nova por causa da expansão acelerada da Internet nos últimos anos, sua projeção de crescimento no futuro é ainda maior. Para o mercado, são necessários profissionais que possam se atualizar e criar novo à medida que as informações são colocadas na rede.Isso porque grande parte do público confia na internet para interagir, comprar, buscar informações de outros clientes sobre um produto ou marca entre outros.

Por fim, caso você sonhe em ser responsável pela aparência e funcionalidade de sites extremamente acessados nessa imensa Internet – ou seja, grande parte da identidade visual de uma marca -, estude para ser um desenvolvedor incrível ou web designer! Procure apenas cursos que tenham altos padrões para que você possa desenvolver todas as habilidades certas.

Venha para o futuro com a Next U e saiba de cór o que faz um profissional de web design ser tão completo com nosso curso de Front-End.

edação para Marketing Digital

7 dicas para melhorar sua redação para Marketing Digital

Caso você seja uma daquelas pessoas que têm medo de uma profissão que desvalorize com o tempo, você pode ficar tranquilo: Redatores vão existir para todo o sempre. Isso porque a palavra tem um valor inigualável na comunicação e é ela quem muitas vezes potencializa o sentimento ao ser alinhada ao design. Mas ok, como…

Leer Mas »
curso-online

5 motivos para começar um curso à distância

No Brasil, a oferta de cursos online tem crescido nos últimos anos. Acompanhando o progresso das tecnologias, as instituições de ensino têm procurado se adequar a este novo modelo, compensando anos de estagnação. Dados do último Censo EAD, mostram que mais de 560 mil alunos estão em cursos regulares totalmente à distância. A demanda por…

Leer Mas »
futuro da comunicacao

Marketing Digital é o futuro da comunicação com consumidor

Um fato é irrefutável: a cada minuto, o mundo se torna mais digital. E isso tem mudado não apenas a maneira como as conversas diárias nas mais populares redes sociais se desenrolam, como também tem impacto especial na forma com que os consumidores se informam ou comparam determinados produtos ou serviços. A velha propaganda boca…

Leer Mas »

5 habilidades importantes para empreender no mundo digital

Empreender não é uma tarefa fácil, principalmente no mundo atual, onde os novos modelos de negócios estão cada vez mais disruptivos. Lançar-se no mundo do empreendedorismo requer doses de coragem e conhecimento, tanto administrativo quanto digital, para explorar uma oportunidade em potencial. O poder analítico dos dados e a automação dos processos têm sido transformadores,…

Leer Mas »
carreiras do futuro

Conheça mais sobre as carreiras do futuro

Conquistar as habilidades mais procuradas pode ser uma aposta para uma nova carreira. As carreiras no mercado digital são as mais aquecidas e que contam com um futuro promissor para os próximos anos, isso porque o número de vagas tem superado o de pessoas qualificadas para assumir as posições. Além de que, investir nelas é…

Leer Mas »

Confira as médias salarial em Marketing Digital

Você já ouviu falar da lei da oferta e da procura no Marketing? A parte interessante é que essa mesma lei se aplica no salário de seus profissionais! Caso você ainda não conheça sobre o assunto, “oferta” se refere a quantidade do produto ou serviço que está sendo oferecido. Já a procura, está em relação…

Leer Mas »

Que habilidades um profissional de Marketing Digital deve ter?

Em toda a história, vivemos o momento mais incrível para ser um profissional de Marketing Digital: Novas tecnologias surgem todos os dias, sejam elas novos facilitadores de rotina em forma de um aplicativo, ou uma nova ferramenta no Instagram que pode parecer pouca coisa, mas é capaz de tornar a comunicação online ainda mais personalizada.…

Leer Mas »

Curso de E-commerce online: lançamento da Next U!

Em 2017, foi estimado que 55 milhões de pessoas fizeram compras online. Em termos de faturamento, estamos falando de aproximadamente 47 bilhões de reais no segmento de e-commerce. E o cenário continua otimista: a projeção para 2018 é de mais 15%, o que corresponde a 69 bilhões de reais. Isso corresponde a mais ou menos…

Leer Mas »
opcione de carreras

7 opções que podem se tornar sua próxima carreira

Antes de terminar a escola, todos sonhamos em ser profissionais de sucesso e estudar as possibilidades de carreira que darão valor às nossas vidas e nos ajudarão a ter um futuro próspero, tendo costume de imaginar que apenas os cursos de nível superior e profissões tradicionais podem proporcionar o famoso sucesso. No entanto, há muitos…

Leer Mas »